Minha foto
Cristais Paulista, São Paulo, Brazil
Se olhares em mim verás... não sou tão má quanto pensas; apenas não sou tão corajosa como imaginas... pareço forte mais no fundo sou fraca fera porém sou bela as vezes chata mais no meu íntimo há sentimentos diversos pareço metida porém se olhares em meu semblante com seu coração verás apenas humildade calma sempre... posso até parecer solitária ... é que realmente tenho poucos amigos... a diferença é que os poucos que tenho não valem metade de um seu ... pense nisso depois me julgue lembre-se que se me julga pela aparência... sou apenas o reflexo de sua ignorância Clarice Lispector

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Incentivar a leitura em sala de aula

Caminhante não há caminho
Se faz caminho ao andar.” (Dito Popular)
Como escrever um bom texto se não se ler? Como ter noção de enredo se não se ler?
A leitura é parte fundamental no processo de aprendizagem e até mesmo no amadurecimento do indivíduo.
Quando o professor apresenta um livro ao aluno através da leitura em sala de aula, ele não esta somente contando uma história, mas está levando este aluno ao mundo da imaginação, é como se expandisse o mundo da criança. Com isso, este ouvinte toma o gosto em descobrir novos mundos, viajar através do tempo, sentir novas sensações que só um livro pode trazer.
A leitura em voz alta dentro da sala de aula tem que ser interativa, interessante e por não teatral, de maneira que o aluno se interesse pela leitura e tome esse habito até mesmo em sua casa, nos seus momentos de lazer.
Despertar o gosto pela leitura nos alunos é fundamental no processo educativo, pois o a criança que Lê hoje é o adulto reflexivo e preparado de amanhã.