Um conceito essencial da epistemologia genética é o egocentrismo, que explica o caráter mágico e pré-lógico do raciocínio infantil. A maturação do pensamento rumo ao domínio da lógica consiste num abandono gradual do egocentrismo. Com isso se adquire a noção de responsabilidade individual, indispensável para a autonomia moral da criança.
Segundo Piaget, há quatro estágios básicos do desenvolvimento cognitivo. O primeiro é o estágio sensório-motor, que vai até os 2 anos. É a fase que as crianças adquirem a capacidade de administrar seus reflexos básicos para que gerem ações prazerosas ou vantajosas, ou sejam elas começam a lidar o mundo, entender o espaço em que vivem, percebem os objetos, brinquedos e desenvolve a suas primeiras palavras.
O estágio pré-operacional vai dos 2 aos 7 anos e se caracteriza pelo surgimento da capacidade de dominar a linguagem e a representação do mundo por meio de símbolos. É a idade que a criança começa a ser alfabetizada, a ter curiosidade em descobrir o mundo que vive. Esta fase também é conhecida como a fase dos por quês. Porém nesta faixa etária a criança continua egocêntrica e ainda não é capaz, moralmente, de se colocar no lugar de outra pessoa.
O estágio das operações concretas, dos 7 aos 11 ou 12 anos, tem como marca a aquisição da noção de reversibilidade das ações. Surge a lógica nos processos mentais e a habilidade de discriminar os objetos por similaridades e diferenças. A criança já pode dominar conceitos de tempo e número.
Por volta dos 12 anos começa o estágio das operações formais. Essa fase marca a entrada na idade adulta, em termos cognitivos. O adolescente passa a ter o domínio do pensamento lógico e dedutivo, o que o habilita à experimentação mental. Isso implica, entre outras coisas, relacionar conceitos abstratos e raciocinar sobre hipóteses. Em outras palavras o adolescente já tem noção de certo e errado, já podendo ser responsabilizado por suas ações, pois já tem o conhecido e o superego desenvolvido. Porém não podemos deixar de lembrar que todos só podem ter a noção de certo e errado do que lhe foi ensinado e mostrado através de suas experiências anteriores, tanto na família, sociedade e escola.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
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