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Se olhares em mim verás... não sou tão má quanto pensas; apenas não sou tão corajosa como imaginas... pareço forte mais no fundo sou fraca fera porém sou bela as vezes chata mais no meu íntimo há sentimentos diversos pareço metida porém se olhares em meu semblante com seu coração verás apenas humildade calma sempre... posso até parecer solitária ... é que realmente tenho poucos amigos... a diferença é que os poucos que tenho não valem metade de um seu ... pense nisso depois me julgue lembre-se que se me julga pela aparência... sou apenas o reflexo de sua ignorância Clarice Lispector

sábado, 23 de outubro de 2010

Dificuldades de Aprendizagem

A dificuldade de aprendizagem surge quando o aluno apresenta um rendimento na área acadêmica abaixo do esperado para a sua idade, nível intelectual e o nível educativo, cujas manifestações se estendem para outras áreas da sua vida somente nos aspectos que requerem leitura, escrita e calculo.
O termo transtorno de aprendizagem descreve um transtorno neurobiológico pelo qual o cérebro humano funciona ou é estruturado de maneira diferente. Estas diferenças interferem na capacidade de pensar ou recordar. Os transtornos de aprendizagem podem afetar a habilidade da pessoa para falar, escutar, ler, escrever, soletrar, raciocinar, recordar, organizar a informação ou aprender matemática. Porém os transtornos de aprendizagem não devem ser confundidos com outras deficiências como atraso mental o autismo, a surdez, a cegueira ou os transtornos de comportamento. Nenhuma dessas deficiências constitui um transtorno de aprendizagem, mas podem sim serem relevantes neste processo de ensino-aprendizagem.
A dificuldade de aprendizagem assim como o transtorno está diretamente ligada a fatores de ordem psicopedagógicas e socioculturais. O aluno não é o culpado por não aprender, mas sim tem que ser visto a maneira em que está ensinando este aluno e como ele vive, como é sua família, suas condições financeiras e culturais.
Já os distúrbios de aprendizagem são mais característicos por ordem biológica, neurológica, intelectual, psicológica, socioeconômica e educacional. Os distúrbios da fala e da escrita podem advir de várias causas e constituem em um grande obstáculo à aprendizagem, como a dislexia, mas isso também quer dizer que os alunos estão impedidos de aprender, somente que requer um trabalho multidisciplinar para ensinar esses alunos.

Fatores que podem gerar a dificuldade de aprendizagem

 Distúrbios da fala: alteração na capacidade de entender o sentido das palavras e de empregá-lo corretamente. Pode se dizer que, ao falar de distúrbios de linguagem, encontramos que os padrões normais de aquisição da linguagem estão alterados desde os estágios precoces do desenvolvimento. São desordens do desenvolvimento que são caracterizados por déficits na compreensão ou produção, que não são explicados por uma estimulação lingüística pobre, perda auditiva, atraso mental, déficit motor ou doença neurológica.

Distúrbios da fala

Alterações da linguagem com maior incidência na área expressiva

1. Distúrbio fonético
2. Distúrbio fonológico
3. Disglosia
4. Disartria
5. Dispraxia da linguagem
6. Taquifermia
7. Disfemia
8. Disfonia

Alterações da linguagem que afetam a expressão e a compreensão

1. Atraso da linguagem
2. Disfasia
3. Afasia Infantil Congênita.

 Problemas de comportamento: São problemas apresentados pelas crianças com não conseguem se adequarem ao meio que vivem, ou sejam, apresentam falta de autocontrole, de cooperação, de boas maneiras e não conseguem se sociabilizar com facilidade.

 Falta de atenção e concentração: A atenção é uma condição básica para o funcionamento dos processos cognitivos, já que envolve a disposição neurológica para a recepção dos estímulos. Participa ativamente de toda conduta humana desde a entrada do estimulo até a resposta motora.
A atenção é o processo pelo qual são usadas distintas estratégias, de forma ordenada, para captar informações do meio. Envolve a habilidade para focalizar o tempo necessário ou mudar tal foco. A atenção está relacionada intimamente com a percepção e nos permite selecionar e hierarquizar os estímulos recebidos.
Comportamentos constatados nos alunos com distúrbios de atenção e concentração: Desatenção, hiperatividade e impulsividade.

 Raciocínio lento e dificuldade de compreensão: é a dificuldade de compreender e assimilar as informações que lhe são fornecidas, também não consegue estabelecer relações entre as várias informações recebidas e nem resolver problemas de imediatos. Está relacionado a está dificuldade o não conseguir interpretar textos, pesquisar, estudo dirigido e realizações de tarefas escolares.

 Dificuldade em memorizar conceitos: A memória é uma função cognitiva essencial, representa o conjunto de estruturas e processos cognitivos que permitem fixar, guardar e recuperar diferentes tipos de informação. Os alunos com esse dificuldade não conseguem memorizar, conceitos como quantidade, classe, número, medida, conjuntos, formas, tamanho, espessura, posição no espaço e ordem, que são indispensáveis para que o aluno realize inúmeras tarefas escolares e diárias.

 Dificuldade em expressar sentimentos e necessidades: este é um distúrbio de ordem emocional que pode estar relacionado a carências culturais, angústias, depressão, mecanismo de autopreservação e até mesmo a personalidade do aluno.

 Dificuldade de coordenação fina ou restrita: é a discriminação tátil e integração sensorial. Está diretamente ligada a escrita, pois interfere como a criança manuseia o lápis para escrever.



Conclusão


Cada criança é única, as formas na qual os problemas de aprendizagem se manifestam está relacionada com a individualidade de quem aprende, por tanto, não existem nem causas únicas, nem tratamentos iguais, não existe a criança dislexia, existe a criança que apresenta dislexia. A reação de cada criança diante dos diversos fatores que intervêm na sua aprendizagem será diferente, por sua estrutura biológica, emocional e cultural. Por isso é importante conhecer a criança na sua totalidade, entender sua problemática especifica, ajudá-la a conhecer seus pontos fortes e fracos e buscar estratégias de suporte que lhe permitam ter sucesso na sua aprendizagem.
A escola deve reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos e assegurar uma educação de qualidade, pois todas as crianças devem aprender juntas sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.

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